sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

REINALDO AZEVEDO



É evidente que há um monte de bobinhos achando que esse Lula é realmente corajoso, não é? Muitos não se darão conta da inadequação de seu discurso, santo Deus! O homem é presidente da República! Ainda que ele estivesse feliz com os vazamentos — não está porque, de fato, o Brasil é que não se sai tão bem assim; digo depois por quê —, não lhe cabe assumir um discurso que agride, de uma vez só, dois países: os EUA, que são os mais prejudicados pelo conjunto da obra, e a Suécia, acusada, na prática, de armar uma farsa jurídica. Julian Assange não está preso por causa do seu site. Isso é uma fantasia, uma mentira, uma pilantragem.

Numa das mensagens, a diplomacia americana diz que Lula “cacareja” os seus feitos na área ambiental. O verbo não poderia ser mais apropriado. Imaginem o Brasil, com esse apego de seu mandatário aos rituais e às regras que regem a relação entre países, como membro permanente do Conselho de Segurança da ONU…



De resto, Lula sabe bem o que é uma diplomacia fazendo o que não deve. A nossa, por exemplo, conspirou com a Venezuela, El Salvador e Nicarágua para provocar uma guerra civil em Honduras. Não aconteceu porque a esmagadora maioria dos hondurenhos não queria o presidente que Lula queria que eles quisessem…

Nenhum comentário:

Postar um comentário