quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Como o mundo vê a catástrofe do Rio - artículo en ELPAIS.com.



Gente, realmente é "crime social e não metereológico". Há um descaso com as áreas de risco que vem desde os tempos da colonização... sem compromisso... Descaso também com a vida pública... sendo a 5a. maior economia, o Brasil está em 51o lugar na educação, sem falar na infraestrutura, saúde, segurança, que estão abaixo da crítica...tudo isso produziu um povo irresponsável, indolente, aproveitador, sem compromisso...e os políticos fazem parte deste povo...infelizmente...É uma vergonha!


É natural que nós, brasileiros, tenhamos uma visão endógena do que acontece no nosso país. Porém, assim como temos uma visão exógena do que acontece lá fora, também outros países olham exogenamente para o que acontece aqui.


Por exemplo, se você clicar na notícia abaixo, do El Pais, verá como estrangeiros nos olham - neste caso, sobre a tragédia que se abateu sobre a serra do Rio de Janeiro (não esqueça que é um exercício que fazemos a respeito deles, rotineiramente - principalmente a respeito dos "americanos", esquecendo de propósito que somos americanos também, só que sul-americanos). Mesmo que você não fale espanhol, não é difícil entender. Abaixo, cito alguns parágrafos, com uma tradução livre minha, que não sou tradudora. Porém, não deixe de ir lá embaixo na notícia e de clicar para ver, em espanhol, a matéria completa.

  
(...)  intercaladas con las sangrantes de la tragedia, de la primera reunión ministerial con los 37 nuevos ministros presidida por Dilma Rousseff, en la que aparecían riendo a carcajadas, algunos masticando chicle y con aire de fiesta (....) Traduzindo: (....)  intercaladas com as cenas sangrentas da tragédia, a primeira reunião com os 37 novos ministros presidida por Dilma Rousseff, em que apareciam rindo às gargalhadas, alguns mastigando chicletes com ar de festa (...)

(...) cómo es posible que un país que pretende ser la quinta potencia mundial no sea capaz siquiera de rescatar de las áreas devastadas los cuerpos de los muertos y hacer llegar los víveres y medicinas de primera necesidad a los aislados, sobre todo en las zonas rurales donde, desesperados, gritan a los pocos helicópteros que vuelan sobre la zona pidiendo ayuda. (....) Traduzindo: (....) como é possível que um país que pretende ser a quinta potência mundial não seja capaz de resgatar, das áreas devastadas, os corpos dos mortos e fazer chegar os mantimentos e os medicamentos de primeira necessidade aos ilhados, principalmente nas áreas rurais onde, desesperados, gritam aos poucos helicópteros que sobrevoam a região, pedindo ajuda? (....)    

De ahí que la tragedia esté siendo apellidada de "crimen social" más que meteorológico. Traduzindo: (....) Por isso, a tragédia está sendo chamada de "crime social", mais que meteorológico.  

Para ler a matéria completa, clique em ver "contenido..."  lá abaixo.

NOTICIA
Crece la tragedia causada por las aguas y la incuria política en Brasil, donde los muertos son ya cerca de 600. Los equipos de rescate creen que la cifra puede doblarse porque no consiguen llegar a localidades enteras que se encuentran bajo los escombros en las zonas golpeadas por las lluvias en la sierra de Río de Janeiro. El turismo en este Estado ha perdido este mes 30 millones de dólares (22.410.000 millones de euros) al sufrir la cancelación del 95% de las reservas en los hoteles- muchos de los más lujosos del país- y más de 6.000 personas permanecen a la intemperie, muchas aisladas, con sed, hambre y mucho miedo.



Nenhum comentário:

Postar um comentário