segunda-feira, 7 de março de 2011

O RACISMO DE CHE GUEVARA

Racismo


“Society is undergoing a silent revolution, which must be submitted to, and which takes no more notice of the human existences it breaks down than an earthquake regards the houses it subverts. The classes and the races, too weak to master the new conditions of life, must give way.”
- Karl Marx
(“Forced Emigration,” New York Daily Tribune, March 22, 1853)

"A sociedade está prestes a presenciar uma revolução silenciosa, a que deve ser submetida e da qual não deve haver notícia alguma acerca da realidade humana tal qual o terremoto faz com relação às casas, ante ao seu terrível poder de destruição. As classes e as raças, fracas demais para dominar as novas condições de vida, devem ser submetidas à dominação." (
MARX, 1853) (tradução nossa)

Em 1952, em comentários a propósito da população de origem africana na Venezuela, Guevara expressa o que pensa sobre "os negros":

"Os negros, os mesmos magníficos exemplares da raça africana que mantiveram sua pureza racial graças ao pouco apego que têm ao banho, viram seu território invadido por um novo tipo de escravo: o português [...] O desprezo e a pobreza os unem na luta cotidiana, mas o modo diferente de encarar a vida os separa completamente; o negro indolente e sonhador gasta seu dinheirinho em qualquer frivolidade ou diversão, ao passo que o europeu tem uma tradição de trabalho e de economia." (CASTAÑEDA, 2006, p.75) O filme "Diários de Motocicleta" omitiu esta inconveniente observação do diário de Che Guevara.

Após chegar na Costa Rica, escreveu o que se segue: "Fiquei do lado de fora com Socorro, uma negrita que eu tinha arranjado, com 16 anos no lombo e mais puta do que uma galinha." (ANDERSON, 1997, p.143)

Numa entrevista radiofônica concedida logo após o seu retorno a Havana, Che Guevara fornecia uma boa pista do que os negros e mulatos cubanos deveriam esperar do seu futuro na ilha. Um proeminente empresário cubano chamado Luis Pons, que por acaso era negro, perguntou, pois, a Che quais eram os planos da revolução para a população de cor. "Nós faremos por negros e mulatos exatamente o que eles fizeram pela revolução", rebateu Guevara. "Ou seja: nada". (FONTOVA, 2009, p.241)

LEIA ARTIGO COMPLETO CLICANDO SOBRE O TÍTULO ABAIXO:

O Verdadeiro Che Guevara: A Real Face do Monstro - Assassino, Terrorista


domingo, 26 de dezembro de 2010 NO BLOG
O Verdadeiro Che Guevara




COMENTÁRIO

Os comunistas- petistas tém tentado ADULTERAR A HISTÓRIA, mas esquecem-se de que existem GRAVAÇÕES RADIOFÔNICAS, ALÉM DE CARTAS ASSINADAS PELO PRÓPRIO PUNHO  DOS MONSTROS GENOCIDAS QUE VENERAM

Um comentário:

  1. Ótimo. Deixe me repassar ao meu blog.
    Obrigado.
    Ezequiel Domingues dos Santos
    http://ezequiel-domingues.blogspot.com.br/

    https://www.facebook.com/ezequiel.dominguesdossantos.7

    ResponderExcluir