quarta-feira, 27 de abril de 2011

ESTA MULÉ É A PRESIDENTA DA REPUBLIQUETA DE BANANA


Dilma em seu momento Odorico Paraguaçu. Ou: vamos botar ordem nessa etimologia!

A companheira Dilma Rousseff viveu hoje o seu momento Odorico Paraguaçu, o já lendário prefeito de Sucupira, que gostava de inovar no uso dos advérbios. Leiam o que segue. Volto em seguida.

Dilma diz que governo está “noturnamente” atento à inflação


“Todo aumento da inflação vai exigir que o governo tenha uma atenção bastante especial sobre as suas fontes e causas. Então eu quero dizer a esse conselho: o meu governo está diuturnamente, e até noturnamente, atento a todas as pressões inflacionárias, venham de onde vier, e fazendo permanente análise dela”, disse Dilma



COMENTÁRIO

Dilma erra no significado, embora a sua “Odoricada” possa merecer uma apreciação etimológica. O adjetivo “diuturno” não se refere a “dia” — não é sinônimo, por exemplo, de “diariamente” ou de “dia após dia”. O “diuturno” é aquilo que se prolonga no tempo, que subsiste, de dia ou de noite. Uma preocupação diuturna vai além das 18h, atravessa a noite e a madrugada. Se Guido Mantega, por exemplo, tem um “problema diuturno”, ele certamente dormirá antes de resolvê-lo. É o mesmo significado do adjetivo “diutinus”, em latim.



REINALDO AZEVEDO

Nenhum comentário:

Postar um comentário