sábado, 25 de junho de 2011

Brasil: a principal rota da cocaína para a Europa (Germano Luders)


Tráfico de drogas
ONU: Brasil é principal rota da cocaína para a Europa
Relatório mostra que, em apenas quatro anos, subiu de 25 para 260 o número de carregamentos da droga com origem no Brasil em território europeu

O Brasil é hoje a principal rota utilizada por traficantes de drogas para o envio de cocaína à Europa, revela estudo do Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC), divulgado nesta quinta-feira. De acordo com o relatório, é do território brasileiro que sai a maior quantidade da droga enviada da América Latina para o território europeu.

Em apenas quatro anos, subiu de 25 para 260 o total de apreensões de cocaína advinda do Brasil na Europa. Segundo o relatório, em 2005 foram apreendidos pelas autoridades 339 quilos da droga originária do Brasil, ante 1,5 tonelada em 2009.

De acordo com os dados do UNODC, o Brasil é o oitavo país do mundo em quantidade de cocaína e crack apreendidos em todo o mundo em 2009 - foram 24.052 quilos, o que corresponde a 3% do total daquele ano. Essas apreensões cresceram significativamente entre 2004 e 2009 - passaram de 8 para 24 toneladas.

As autoridades da Angola também informaram ao escritório da ONU que o Brasil é o único país americano que destina cocaína para lá - os demais fornecedores são países africanos, como África do Sul, Namíbia e República Democrática do Congo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário