quarta-feira, 3 de agosto de 2011

ESQUADRÃO DA MORTE- MEMÓRIA CARIOCA



MEMÓRIA CARIOCA

(TUNEL DO TEMPO)



A ‘Scuderie Le Cocq’ ou ‘Esquadrão Le Cocq’ começou com um grupo de policiais que queriam vingar a morte em serviço do delegado Milton Le Cocq. Para isso juntou-se com jornalistas do Rio de Janeiro, por volta de 1965.

O detetive Le Cocq, de descendência francesa, ficou famoso por suas ações contra a bandidagem na baixada fluminense e acabou sendo assassinado por um tal de Manuel Moreira, que tinha o apelido de ‘Cara de Cavalo’, marginal da Favela do Esqueleto. Muitos afirmam que o bandido fora contratado pelo então deputado Tenório Cavalcante (o homem da capa preta que portava por baixo da dita roupa uma submetralhadora portátil a que chamava ‘carinhosamente’ de Lurdinha), mas tal acusação nunca pode ser provada.

A morte do detetive Le Cocq, que servia em Duque de Caxias, RJ, causou grande impacto e a imprensa publicou uma reportagem mostrando como a polícia no estado do Rio de Janeiro estava desaparelhada e impotente para combater o crime.

Nessa época estava acabando o governo de Carlos Lacerda no Estado da Guanabara e um dos seus últimos atos foi o de dotar um grupo de ‘fuscas’ novos para a delegacia de Duque de Caxias.

Os policiais os pintaram de azul e branco (cores oficiais do estado), mas, na tampa do motor pintaram em fundo amarelo um ‘galo’ (Cocq), em fundo amarelo, e as letras E. M., que significavam então “ESQUADRÃO MOTORIZADO”. Por cima do ‘galo’ constava os dizeres ‘SCUDERIE LE COCQ’, em francês, e em homenagem ao detetive assassinado.

O grupo acabou se transformando em milícia paramilitar com inteiro aval e apoio popular, ao longo das décadas de 60, 70, 80 e começo de 90. Os bandidos começaram a morrer e o grupo (que passou a ser de extermínio) tinha a característica de efetuar dezenas de disparos de arma de fogo dos mais variados calibres, justamente para tornar impossível determinar o executante. Em meados da década de 70 o povo já chamava a escuderia de
Esquadrão da Morte dando um novo significado às letras E.M. O número de ‘justiceiros’ aumentou com a entrada de alguns militares, principalmente paraquedistas. Mudou também a insígnia, que perdeu o ‘galo’ e ganhou a caveira de pirata (crânio e duas tíbias) em fundo preto.

O grupo encontrou sua ruína quando alguns de seus membros entraram para a política e começaram a achacar comerciantes e políticos para encobrir suas atividades. Também outro fator intensificou as ações da justiça para acabar com a milícia: a pressão dos estados de Minas Gerais, de São Paulo e do Espírito Santo, para onde o grosso da bandidagem tinha fugido para salvar a própria pele.

Quando os casos de corrupção começaram a aparecer envolvendo membros do grupo e começaram a haver mortes do tipo ‘queima de arquivo’, um juiz do Espírito Santo determinou o fim da escuderia que se dissolveu e parou de operar.

A escuderia tinha se transformado em associação e chegou a reunir sete mil associados e admiradores. Seu objetivo ostensivo era a repressão ao crime e o seu objetivo oculto era o de exterminar bandidos e facínoras que, como hoje, eram presos, mas logo a seguir eram soltos pela justiça.

Os líderes da milícia eram escolhidos a dedo pelo Secretário de Segurança Pública, Luís França, a quem confiava a missão de “limpar a cidade” e formavam uma elite chamada de os "Doze Homens de Ouro".

Lembro que costumava namorar passeando pela Avenida Paulo de Frontin no Rio Comprido (na época ainda não existia o elevado nem o túnel Rebouças) à noite e nunca ter sido molestado por quem quer que fosse... O Rio na época do E.M. - independente de ser algo errado ou não - era uma cidade SEGURA e fazia jus ao nome de 'cidade maravilhosa'.

Saudações,

FRANCISCO VIANNA

15 comentários:

  1. acho que deve voutar ,pois a bandidagem ta tomando conta ,deve começar a faxina na camera de deputado

    ResponderExcluir
  2. E.M. ERA TUDO DE BOM..DIREITOS HUMANOS PARA CIDADÃOS DIREITOS..BANDIDO É TIRO..PORRADA..E BOMBA !!!

    ResponderExcluir
  3. BANDIDO TEM QUE MORRER ESQUARTEJADO!!! JÁ NÃO SUPORTO MAIS VER A CARAS DESSAS PESTES SORRINDO E TIRANDO ONDA ENQUANTO FICAMOS A MERCÊ DO CRIME. VOCÊ TRABALHA DURO PARA CRIAR UM FILHO, FORMA-LO ALGUÉM SÉRIO... DE VALOR, E ENTÃO VEM ESSAS DESGRACAS E DESTROEM SUA VIDA.......
    TEM QUE METER BALA SEM DÓ!!!! MATAR ESSAS DESGRACAS E SE POSSÍVEL EXTERMINAR GERAL ATÉ FAVELAS!!! POIS É LÁ QUE NASCE ESSA RACA DESGRACADA!!!

    ResponderExcluir
  4. bandido bom e bandido morto eu apoio

    ResponderExcluir
  5. Bandido armado tem que ser fuzilado, como nos bons tempos. É filho de Satanás. Está faltando macho pra mostrar quem manda.

    ResponderExcluir
  6. O crime covarde feito por bandidos covardes devem ser finalizados por homens com atos Corretos, como feito pelo Esquadrão Motorizado (E M LE-COCQ), Sou a favor do exterminio de bandidos assim como sou a favor do fim dos direitos humanos. Orgão corrupto que só vem a defende oque está errado como por exemplo: ladrão, omicida, duke, traficante, alegando dar uma segunda chance a esses que não merecem nem meia chance de mudança. Ass: Eust......... Caveira 11- Intervenções Taticas.....................MG

    ResponderExcluir
  7. ESSES POLICIAS LIMPAVAM A SUGEIRA DA BANDIDAGEM

    ResponderExcluir
  8. O Esquadrão da Morte deve voltar sim, porque já existe um esquadrão para pessoas inocentes e pais de famílias, agora quero ver se vão matar magnatas assassinos e médicos safados que dão guarda a bandidos, tem que exterminar vagabundos mesmo!! na época se tinha mais respeito com a PM agora tão fazendo o que querem e cada cidadão tem que receber dois salários, uma para o trabalhador e outro para bandidos,... ´´BANDIDO BOM É BANDIDO MORTO``!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. CONCORDO COM TUDO QUE DISSE...PENSO QUE TEMOS QUE TOMAR UMA ATITUDE QUANTO A ISSO.

      Excluir
  9. eles vão voltar aguardem...

    ResponderExcluir