quarta-feira, 31 de agosto de 2011


Manifestações contra a corrupção mobilizam internautas no Facebook

Fernanda Nascimento

No início de maio, uma brincadeira no Facebook reuniu mais de 50 mil adeptos e se transformou no “Churrascão da Gente Diferenciada”, que reuniu centenas de paulistanos para protestar contra a desistência do governo de construir um metrô na Avenida Angélica, em Higienópolis.

Desde então, a ideia de promover eventos com o amparo da rede social se disseminou. Há um mês, um grupo de cariocas criou o movimento

“Todos juntos contra a corrupção”, que pretende transformar a mítica Cinelândia, no dia 20 de setembro, em palco da primeira grande manifestação contra a safra de escândalos envolvendo figuras de governo — como os ex-ministros Antonio Palocci, da Casa Civil, Alfredo Nascimento, dos Transportes, e Wagner Rossi, da Agricultura. Segundo os organizadores, cerca de 17 mil pessoas já garantiram presença.

Inspirados no exemplo carioca, grupos de brasileiros inconformados com a corrupção endêmica começam a movimentar-se em mais de 20 capitais.

Os atos de protesto estão marcados para 7 de setembro, Dia da Independência. Só em São Paulo, são previstos quatro , na Avenida Paulista. Um deles é o desfile da escola de samba “Unidos contra a corrupção”. Por enquanto, prevê-se o comparecimento de 18 mil convidados.

Somados, os internautas que traduzem sua indignação no Facebook passam de 100 mil. Alguns prometem participar das manifestações vestidos de preto, outroa optaram pelo verde e amarelo. Os líderes dos movimentos se declaram apartidários. Acham apenas que chegou a hora de levar às ruas a indignação de boa parte dos brasileiros contra a corrupção impune

Nenhum comentário:

Postar um comentário