sábado, 24 de setembro de 2011

Jornais que falam de inflação são intimados pela justiça na Argentina



ESTA É A TAL LIBERDADE DA IMPRENSA DOS...."SOCIALISTAS"

O mais recente passo das autoridades argentinas para cercear a imprensa independente é exigir os dados pessoais dos jornalistas que reportam a inflação. Os jornais que publicam matérias sobre a variação dos preços foram intimados pela justiça.

A Justiça argentina enviou aos principais jornais do país uma notificação solicitando dados dos jornalistas responsáveis por escrever sobre inflação e a revelação das fontes consultadas por eles. A medida é consequência de uma ação aberta a pedido do governo Cristina Kirchner contra economistas e consultorias que elaboram índice próprio de preços -paralelo ao oficial, sobre o qual pesa suspeita de manipulação por parte da Casa Rosada. Os diários “Clarín”, “La Nación”, “Página/12″, “El Cronista Comercial” e “Ámbito Financiero” receberam nesta semana a notificação do Juizado Nacional Penal. Eles terão que informar nomes, endereços e telefones e os contatos dos jornalistas -editores, redatores- que tenham publicado notícias sobre índices de inflação” desde 2006. É que foi a partir daí que o governo alterou a fórmula de cálculo da inflação.


O Indec, instituto que mede os índices oficiais vem sendo questionado até pelo FMI. Segundo os economistas, sua fórmula resulta numa inflação menor do que a real. Consultoras privadas estão proibidas de divulgar seus levantamentos sobre a economia.

O governo diz que a inflação anual é inferior a 10%, enquanto os institutos privados afirmam que passa dos 20%. Um cálculo que para o secretário do Comércio Interior é crime, já denunciado por ele à justiça. E é o juiz desse processo contra economistas, que, agora, quer os dados da imprensa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário