segunda-feira, 12 de setembro de 2011

O POVO NA UNIÃO SOVIÉTICA


Para criar as condições objetivasda tragédia (barbárie - fase superior do socialismo) está se configurando insidiosamente o sedutor poder popular que nas fracassadas Revoluções Russa, Chinesa e Cubana foi inicialmente protagonizado pelo sujeito social - o operário (classe trabalhadora), mas na prática em todos os experimentos das famigeradas democracias populares foi uma ficção. Todo o poder é concentrado no executivo/comissário de plantão, eleito sempre pela maioria, mas com a eliminanação toda forma de intermediação política entre o cidadão e o poder pela entrada em cena do partido único.

O regime soviético nunca teve uma participação popular. Os soviets eram conselhos de operários, camponeses e soldados que surgiram espontaneamente a agitação revolucionária em 1905; num determinado momento em 1917, a luta política concentrou-se entre os bolcheviques (com leve maioria) e os outros partidos revolucionários  mencheviques e anarquista. Os soviets mais importantes eram os operários ainda que como bucha de canhão para os estampidos revolucionários, principalmente os soviets constituídos pelos camponeses em armas - ou seja os soldados. De forma que a principal conquista dos bolcheviques não foram as fábricas para os operários ou terra para os camponeseS, mas a paz eterna. Os soviets que eram a emanação do poder popular, foram cooptados pelos bolcheviques. Estes tomam o poder, eliminam a Assembléia Constituinte eleita democraticamente e se impõem com o lema Todo o poder para os soviets. Assim, nas assembléias manipuladas pelos bolcheviques (em que são especialistas)primeiramente é confiscado o poder popular, de sorte que os soviets oriundos das bases, logo caem em mãos de uma organização militar, característica que diferencia os bolcheviques dos demais partidos.


Posteriormente outros partidos revolucionários são eliminados pelos bolcheviques, ainda que os anarquistas tenha resistido em armas, durante um bom tempo, contra o regime. O poder popular enfim, é expropriado/confiscado. E, na então URSS foi confiscado, primeiro pelo Comitê Central, depois pelo Politburo, e, finalmente ..., pelas mãos limpas de Iossif Vissirianovitch Djugatchvili Stalin (Joseph Stalin 1879-1953).

RIVADAVIA ROSA

Nenhum comentário:

Postar um comentário