quarta-feira, 21 de setembro de 2011

OBSERVEM - NÃO HÁ FAVELA....A FAVELIZAÇÃO INICIOU-SE COM BRIZOLA



MARAVILHOSO VÔO DE HELICÓPTERO! - RIO 1967

Este vôo hoje seria proibido, impossível!!!

LEIA O TEXTO, ANTES DE ACESSAR O LINK ABAIXO PARA VER O FILME...



O helicóptero pertencia à antiga Companhia VOTEC (Vôos Técnicos e Executivos), facilmente identificada pela logo-marca. Foi a primeira empresa contratada para efetuar vôos para as plataformas marítimas da PETROBRAS.



Trata-se de um clip gravado durante a produção do filme 'Roberto Carlos em ritmo de aventura', elaborado em plena época da Jovem Guarda. Na travessia do Túnel Novo, o trânsito foi interrompido aonde se vê alguns veículos aguardando o término da ação. O navio que o helicóptero cruza no mar é da Costa Cruzeiros...



Ainda não existiam a Torre do Rio Sul ou o Condomínio Morada do Sol e o Mourisco. A Avenida Atlântica tinha apenas uma pista de rolamento. Ao passar pela Cinelândia (Avenidas 13 de Maio e Rio Branco) pode ser visto o antigo Senado Federal (conhecido como Palácio Monroe) demolido durante as obras do Metrô Carioca (seria um estacionamento) e Cinelândia.



O pouso foi feito no prédio do antigo Banco do Estado da Guanabara, hoje, Banco Itaú S.A., na Avenida Nilo Peçanha, provavelmente, o único heliporto existente, então, no centro da cidade.



Naquela época que deixou muitas saudades, o Rio de Janeiro era chamado de Estado da Guanabara. E praticamente sem favelas!!!



O piloto que realizou este vôo já faleceu e pelas normas atuais de segurança seria impossível realizar um procedimento semelhante. Até hoje se elogia a habilidade do piloto em passar pelo túnel, em uma única passagem, sem um treinamento mais específico.



Feliz daqueleS que puderam conhecer e desfrutar um pouco da "cidade maravilhosa" naqueles fins dos anos dourados.



Acesse o link abaixo para ver o vídeo:
http://www.patricksaviation.com/videos/Caribougnal/1694/

Nenhum comentário:

Postar um comentário