sexta-feira, 14 de outubro de 2011

MARCHA ANTI-CORRUPÇÃO



Mas esses são criminosos comuns. Os fascistas da política, que realmente representam perigo para a democracia porque não correm risco de ir para a cadeia, são outros. São os vagabundos que hoje estão na esgotosfera, financiados com dinheiro público, dispostos a atacar e a tentar matar o menor sinal de reação dos brasileiros à rotina de desmandos do Poder Público. Sempre imaginei que eles pudessem chegar a isso, o que não quer dizer que a gente não fique um tanto estupefato diante da ocorrência.

Vou insistir num aspecto, já abordado naquele post em que indago por que os petistas odeiam tanto as marchas contra a corrupção: o movimento praticamente não tem inimigos a não ser os corruptos. É até tachado por “especialistas” de ingênuo. Estudiosos de “movimentos sociais” (logo teremos os “movimento-sociólogos”…) tentam medir o que vêem segundo a régua do passado, do tempo do petismo de oposição. Estranham a ausência, creio, de bandeiras vermelhas, punhos cerrados e rimas em “ido” (unido/vencido…). Por que então tanta agressividade?

Esses vagabundos que atacam as marcha pretendem ser a expressão militante “da maioria”. Essa é uma condição essencial do fascismo. Mais: embora se digam vitoriosos, embora gritem aos quatro ventos que os adversários apenas choram a sua derrota, atribuem-lhes intenções perversas, acusando-os de elitistas e antipovo, conjugando com a arrogância de quem está no poder o ressentimento do tempo em que se sentiam perseguidos por ele — o que é mentira: era só gente que não conseguia mamar nas tetas oficiais, nas quais agora se regalam. Essa é a alma profunda de um fascistóide.
Uma simples marcha, como vimos, faz disparar um impressionante arsenal de impropérios, de violência verbal e de desqualificação. Não, senhores! Aqueles tontos que raspam a cabeça, metem coturnos no pés e saem por aí socando pessoas merecem rigorosa punição, mas não ameaçam a democracia. Os fascistas de verdade são aqueles que pretendem cassar dos adversários o direito de protestar e dizer “não” - ainda que seja à corrupção. Os “Carecas da Internet”, de mão peluda e bolso cheio de dinheiro oficial, estes, sim, são os fascistas que contam. E mobilizam em sua luta contra o povo até o deputado BBB, como viram, que de tonto só tem o andado…


Por Reinaldo Azevedo

Nenhum comentário:

Postar um comentário