quarta-feira, 21 de março de 2012

Suspeito de massacre em Toulouse afirma que se entregará





O suspeito do massacre de Toulouse, cercado por forças especiais da Raid, a unidade de elite da polícia francesa, afirmou que se entregará à tarde, informou nesta quarta-feira o ministro francês do Interior, Claude Guéant.

O suspeito, 24 anos, que afirma ser da Al-Qaeda e vingador das crianças palestinas, estava cercado na manhã desta quarta-feira no bairro Croix-Daurade de Toulouse pelo massacre em uma escola judaica e por outros dois crimes na região.
Fontes ligadas à investigação afirmaram que o suspeito é Mohammed Merah, de nacionalidade francesa e de origem argelina. Ele já teria sido detido em Kandahar, reduto dos talibãs no Afeganistão, no fim de 2010 por crimes comuns, segundo outra fonte ligada ao caso.

O suspeito está cercado em um prédio residencial e uma forte explosão foi ouvida na área por volta das 9h locais (5h de Brasília). Guéant ressaltou que a preocupação das autoridades francesas é "deter vivo" o suspeito dos assassinatos em Toulouse e Montauban.

"Nossa principal preocupação é detê-lo em condições que possamos apresentá-lo à justiça", disse o ministro, que também destacou a necessidade do "bom funcionamento da justiça".

O ministro do Interior, que acompanha pessoalmente a operação, disse que a mãe do jovem "foi levada ao local para conversar com o filho, mas desistiu" de convencê-lo a se entregar. O irmão do jovem foi detido pela polícia, revelou Guéant.

"Todos sabem que nos locais dos crimes havia apenas um suspeito, mas seu irmão está preso" porque as investigações revelaram "provas sistemáticas", disse. Segundo Guéant, o homem cercado pela polícia "tem vínculos com salafistas e jihadistas e viajou ao Paquistão e ao Afeganistão".

"Ele afirma pertencer à Al-Qaeda e que quer vingar as crianças palestinas e castigar o Exército francês". O irmão e a irmã do jovem participavam do mesmo movimento, mas são menos violentos e não viajaram à fronteira entre Paquistão e Afeganistão.
"A polícia está certa de que ele é o autor do massacre: um jovem de 24 anos conhecido pelos serviços de informação franceses, que comprovaram seu envolvimento na série de assassinatos Toulouse", destacou o ministro.

.

Nenhum comentário:

Postar um comentário