sexta-feira, 13 de abril de 2012

A DEMOCRACIA DA CUBA DESTA TURBA ESQUERDISTA





PRESO QUE FILMOU PRISÃO CUBANA É ENVIADO PARA A SOLITÁRIA


Um preso índio que fez vários vídeos dentro de uma penitenciária de Havana para mostrar suas terríveis condições de albergamento de condenados foi posto na solitária de uma das piores prisões de Cuba, informou ontem uma jornalista dissidente do regime da ilha-cárcere dos Castros.

Assim mesmo, um colombiano que proclamou sua inocência num desses vídeos está em greve de fome há mais de um mês e foi levado para um leito da enfermaria da prisão ‘Combinado del Este’, em Havana, acrescentou a jornalista cubana Dania Virgen García.

Ativistas da oposição também informaram que todos menos um dos 43 críticos do governo presos na semana passada a leste de Santiago de Cuba, tinham sido libertados na segunda feira. O único a permanecer encarcerado foi José Daniel Ferrer García, um destacado dissidente e ex- preso político.

García disse que o índio Dalvinder Singh Jagpal, que filmou os 10 vídeos dentro da prisão ‘Combinado del Este’ em janeiro, tinha sido levado para a famosa prisão de Agüica, no estado central de Matanzas. Singh se encontra confinado numa solitária e sempre vigiado por quatro guardas, disse García, que acrescentou ter recebido a informação de um preso que saiu de Agüica na semana passada.

O ativista de direitos humanos, Elizardo Sánchez Santa Cruz, em Havana, disse que Agüica é uma das cinco ou seis piores entre as 50 prisões cubanas de segurança máxima, pelo fato de suas celas chegarem a ser insuportavelmente quentes ou frias, dependendo da estação. “Estive em varias prisões e, acreditem, essa é uma das piores”, disse Sánchez, que esteve em Agüica para cumprir parte da sentença de 30 meses que recebeu em 1998 por criticar a ditadura soviética de Fidel Castro.

Os vídeos de Singh sobre a prisão ‘Combinado del Este’ – que parecem ser os primeiros feitos clandestinamente das mais de 200 prisões de Cuba – mostram confinamentos imundos, paredes cobertas de mofo, infiltrações de águas residuais servidas e restos de comidas que descrevem como piores que “os restos que se dão a animais”.

García disse que Singh foi levado para Agüica uma semana depois do jornal ‘El Nuevo Herald’ de Miami ter publicado os vídeos. García, que escreve o blog ‘Cuba Por Dentro’, ajudou a passar por contrabando a câmera na prisão, bem como tirar de lá os vídeos.

Singh foi preso em 2002 e condenado a 10 anos, acusado de corrupção de menores. Diz meses depois, foi condenado a outros 20 anos sobe uma acusação de porte de drogas. Negou ambas as acusações.

García também informou que John Alexander Serrano, um colombiano de 31 anos, está em greve de fome há mais de um mês para salientar sua afirmação de que é inocente das acusações de contrabando de drogas.

Preso no início deste ano, agora se encontra na enfermaria dentro da prisão ‘Combinado del Este’. Segundo García, ainda não necessita de atenção médica, mas as autoridades querem mantê-lo num regime de isolamento.

García assinalou que depois que os vídeos foram divulgados, a polícia política da ditadura socialista cubana já o interrogou sobre como a câmera foi introduzida clandestinamente na prisão e se houve suborno de algum guarda. “Disse-lhes que não sabia”, afirmou García à reportagem do jornal de Miami ‘El Nuevo Herald’.

Detalhou que também foi preso durante a visita do Papa Bento XVI a Cuba em fins de março, para mantê-lo afastado das atividades papais. Apanhou e foi mantido sob custódia, durante 32 horas depois de terem sujado suas roupas, acrescentou.

Sánchez informou que Ferrer, um dos 43 dissidentes presos na semana passada, se encontrava na segunda feira num centro de detenção da ‘Segurança do Estado’ conhecido como Versailles, na cidade de Santiago de Cuba, no leste cubano.

Ferrer tem se destacado notavelmente em atividades dissidentes, e ajudou a fundar a oposicionista ‘União Patriótica de Cuba’, depois de ter saído da prisão na primavera passada. Tinha estado preso desde a repressão de 2003 que condenou 75 dissidentes a longas penas de prisão por delito de opinião.

No último ano, sua cidade natal de Palmarito del Cauto e a vizinha cidade de Palma Soriano, a 18 milhas a noroeste de Santiago, se converteram em focos de dezenas de protestos contra o governo e o regime e tem sido cenário de violentas incursões da polícia política da ditadura soviético-socialista de Cuba.



CUIDE PARA QUE, NO BRASIL, NÃO SEJA IMPLANTADO UM REGIME PARECIDO, COMO QUEREM OS SOCIALISTAS E OS PETISTAS

Nenhum comentário:

Postar um comentário