sábado, 7 de abril de 2012

IMAGEM E REALIDADE



Ralph J. hofmann


Durante décadas a imagem cultivada e projetada por Lula da Silva foi de um operário revolucionário. Basta lembrar da icônica foto de lula ajeitando seus “documentos” na calça de brim branca vestindo um quepe que só faltava gritar as palavras “eu sou o proletário lúmpen, sou um de vocês os desvalidos”. Seus cabelos e barba desgrenhados faziam que parecesse um agitador em alguma peça do Berthold Brecht(*), ou um dos mineiros anarquistas do fim do século XIX ou início do Século XX.
Esta imagem, conquanto lhe desse o poder sobre os sindicalistas e funcionasse para criar um partido nunca lhe deu mais de 28-32% do eleitorado. Não era suficiente para tomar o país pelas urnas.

Mas o acesso ao caixa de algumas prefeituras importantes, o controle de atividades como a coleta do lixo e do fundo partidário ensejaram a oportunidade de contratar verdadeiros profissionais da imagem.
Subitamente seu cabelo estava domado, sua barba estava aparada, seus dentes brilhavam alvamente e seus ternos tinham bom corte. Já se assemelhava mais com um Lenin ou um Walter Ulbricht (Primeiro Ministro da República Democrática Alemã, ou seja Alemanha comunista). Já podia ser votado por “tutti quanti” (qualquer um).
E assim, mais recentemente com a ajuda de Dilma, outra pessoa reformada pelos profissionais da imagem, Lula conquistou 12 anos de poder.

A queda dos seus cabelos e barba revelou-nos uma nova faceta de Lula. Sem a barba lembra-nos Arturo Ui’ o chefe dos gangsters de Chicago na peça de Brecht “A Resistível Ascensão e Queda de Arturo Ui’”(*) .Não que algum ator que tenha vivido o papel tenha especificamente alguma semelhança com Lula, mas o que vemos. Um homem de sessenta anos, bem escanhoado, em ternos escuros e de ótimo corte, gravatas elegantes, unhas bem cuidadas, pele limpa e vestindo um chapéu “Borsalino”.
A descrição acima veste como uma luva. É o “capo mafioso” bem sucedido. É Lucky Luciano, Joe Bonano, Marlon Brando (Don Corleone) e quantos outros. Ainda mais considerando que se cerca de guarda-costas às nossas custas.Eu sugiro que os guarda-costas de Lula não mais andem armados com as pistolas Glock e H&K atuais. Devem ser equipados com metralhadoras Thompson, aquelas com um magazine redondo. Os carros pretos eles já usam normalmente.
Esta tudo às claras. Arturo Ui conseguiu o controle da cidade de Chicago. Controla os prefeitos, os vereadores, os deputados e os senadores. Mesmo não estando em cargo algum
Ai de nós!
(*) Dramaturgo alemão escreveu: Galileu Galilei, A Cidade de Mahagoni, A ópera de três vinténs.

Nenhum comentário:

Postar um comentário