quarta-feira, 24 de outubro de 2012

GRAVE RISCO PARA A LIBERDADE DE IMPRENSA NO BRASIL!



1. As declarações do presidente atual do PT e dos dois ex-presidentes condenados pelo STF por corrupção ativa foram convergentes e harmônicas entre eles..., e são assustadoras. Acusam a imprensa de ter promovido as condenações dos principais líderes e ex-dirigentes do PT, já que teria criado o ambiente e induzido o voto dos Ministros do STF.

2. O silêncio de seus parceiros da "base aliada" acumplicia e coonesta essas declarações. Afinal, da mesma maneira foi recebida a cobertura da imprensa no caso Cachoeira, finalmente abafado numa CPI controlada pelo PT e pela sua fiel "base aliada".

3. Mas os Ministros do STF não são "base aliada", apesar de dois deles terem sugerido isso, por seus argumentos. E o STF não é CPI controlada pelo PT.

4. Lula apoiou seus condenados e se somou ao coro dos que culpam a imprensa. E a chegada triunfal de dois ex-presidentes na sede do PT mostrou que o partido está uníssono na agressão à imprensa. A ostensividade oficial de apoio à eleição de Chávez, com a mesma agência de propaganda do PT e com a presença de membro da executiva e co-ministro de relações exteriores, mostra que a fraternidade com Chávez é política e ideológica e, claro, incorpora a visão bolivariana sobre a imprensa.

5. Dilma está à esquerda de Lula, o que é uma garantia de aprofundamento dos compromissos petistas do governo, nessa matéria. Já houve tentativas de legislar contra a liberdade de imprensa. Pelo menos três vezes. Só os ingênuos podem imaginar que isso não retornará. Com certeza retornará e com maior força.

6. E esse será um tema implícito na voz da candidata e explícito na campanha, em 2014. E que não se iludam os otimistas e os de boa vontade: se o PT eleger a presidente em 2014 e formar a maior bancada, não vai esperar o carnaval e menos ainda a semana santa para aprovar uma legislação repressiva à liberdade de imprensa. No mínimo "a la Argentina" e no máximo "a la Venezuela". Ambas hipóteses predadoras da liberdade de imprensa, com pequena diferença de grau.

7. Há sempre que lembrar o que repetia Thomas Jefferson: "Nossa liberdade depende da liberdade de imprensa e ela não pode ser limitada sem ser perdida".



Cesar Maia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário