sábado, 27 de outubro de 2012

Os falsos deuses do progressismo

Muita gente, eu incluído, se pergunta: se o "progressismo" é tão ruim e está acabando com o pouco que resta do Ocidente, porque tantos seguem essa ideologia?

Alguns acreditem que se trate de mera "lavagem cerebral" imposta contra a vontade, mas eu não acho. Temos que admitir que, se tantas pessoas seguem uma idéia, é porque acreditam naquilo como algo bom, e talvez o progressismo  seja meramente uma forma deturpada de coisas que, em menor escala, são mesmo boas.

Por exemplo, a caridade, ajudar o pobres e os desvalidos, não é um mal. Mas daí a transformar isso na escravidão dos trabalhadores frente aos desocupados, na "redistribuição de renda" dos que têm para os que não tem, vai uma longa distância. A caridade é (e sempre deve ser) voluntária, se não não é caridade, mas roubo.
A tolerância com os desconhecidos também pode ser um bem. Aceitar que os povos têm costumes diferentes é a base para o convívio civilizado. Mas daí partir para a invasão forçada de países inteiros por hordas de culturas estranhas, e querer que o convidado seja quem manda na casa do hóspede em nome do "multiculturalismo", aí é demais. Se alguém está morando de favor na sua casa e começa a querer ditar as regras, você  logo vai encher a paciência, certo?

A liberdade individual também é uma coisa boa. Porém, quando desprovida de valores morais, quando não se aceitam nem mesmo os limites do bom senso, torna-se um vício. A liberdade, penso, deve ser guiada pela idéia básica de que existem escolhas boas e escolhas más, e que devemos tentar privilegiar as escolhas boas. Todos erramos, eu mais ainda, mas isso não quer dizer que certo e errado não existam e que tudo seja igualmente válido, como o progressismo quer nos fazer crer.  

A crença numa dignidade básica humana é também uma boa característica, que nos eleva além do tribalismo mais primário. Porém, isso não quer dizer que devemos ser ingênuos e achar que todo mundo é exatamente igual a todo mundo independente de como age, que bandido tem os mesmos (ou até mais) direitos que sua vítima, que quem mata e rouba deve deixar de ser punido.

A grande tragédia do progressismo é que deturpa bons valores, transformando-os em vícios destrutivos. São falsos deuses que nos levam à desgraça e à perdição.

"Cuidado com os falsos profetas, pois eles se apresentam a vós em peles de cordeiro, mas por dentro são ferozes lobos. Pelos seus frutos os conhecereis!"


...............

Nenhum comentário:

Postar um comentário