terça-feira, 18 de dezembro de 2012

Brasil não tem estrutura nem ambição para ser rico, diz economista indiano



Além da trava do estatismo, o economista indiano Ruchir Sharma, sentencia:
 
 
Eu não creio que o Brasil esteja no caminho certo, ao menos por enquanto. Um de seus grandes problemas é seu grande histórico de tributação e gastos em níveis muito altos, não acompanhados de suficiente investimento produtivo fatores que deixaram o país com uma infraestrutura muito fraca, e, portanto, com uma tendência de crescimento em um ritmo muito devagar.

 
Confira o que diz o velho ADAM, há mais de dois séculos:


O homem geralmente é considerado pelos estadistas e planejadores como objeto de uma espécie mecânica de política. Os planejadores atrapalham a natureza do curso das operações naturais sobre os negócios humanos, quando seria suficiente deixá-la sozinha, deixá-la agir livremente na efetivação de seus objetivos, a fim de que ele realizasse seus planos.

 
 
Além disso, pouco se requer, para levar um Estado da barbárie mais baixa para o mais alto grau de opulência, além da paz, impostos baixos, e uma administração aceitável da justiça; todo o resto é feito pelo curso natural das coisas. Todos os governos que interferem nesse curso natural, que forçam as coisas para outra direção, ou que se empenham em sustar o progresso da sociedade em um ponto específico, não são naturais e para subsistirem têm de ser opressivos e tirânicos. Introdução de EDWIN CANNAN, p. 20  in SMITH, Adam. A Riqueza das Nações  Investigação Sobre sua Natureza e suas Causas (Inqury into the Nature and Causes of the Welth of Nations. Edited by Cannan. Dois volumes em um. Chicago the University of Chicago Press, 1976). São Paulo: Abril Cultura, 1983 (coleção Os Economistas  v. I, p. 20).

Mas o que temos em nossas plagas é o Estado inepto, como diria o mesmo ADAM - improper state  corrupto, ineficiente, injusto, contrário as regras da livre economia (só funciona livre - o mercado do crime) e aos bons costumes e sem uma economia racional termos preços distorcidos, transporte e infra estrutura deficientes, elevada carga de impostos (extorsão tributária), dólar depreciado  sendo extremamente difícil a competição e o sucesso de empreendimentos honestos. 
 
 
RIVADAVIA ROSA


.................

Nenhum comentário:

Postar um comentário