segunda-feira, 24 de dezembro de 2012

Brasil tem bem menos armas e mais mortes a tiros do que EUA


Um relatório do Escritório da ONU contra Drogas e Crimes revelou que, apesar de o Brasil ter um número bem inferior de armas de fogo em circulação na população do que os EUA, a quantidade de vítimas fatais de tiros no território brasileiro é 3,7 vezes maior do que o registrado pelos norte-americanos.


Enquanto o Brasil registrou, em 2010, 36 mil mortes a tiros, os EUA tiveram 9.960. O debate sobre o controle de armas de fogo nos EUA foi retomado após mais um massacre em uma escola do país, deixando pelo menos 26 mortos, além do próprio atirador.

Ainda de acordo com o relatório, em 2007, havia 270 milhões de armas em posse da população nos EUA. Já no Brasil esse número era de 15 milhões. A ONU não deixa claro se esses dados incluem apenas armamentos registrados ou também estimativas de armas ilegais.

Em entrevista à BBC Brasil, o sociólogo Guaracy Mingardi diz que Brasil e EUA têm culturas diferentes de violência, ressaltando que nos EUA a probabilidade de levar um homicida para a prisão é muito maior que no Brasil. Ainda de acordo com o sociólogo, a impunidade abre caminho para a violência no Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário