sábado, 22 de dezembro de 2012

Venho pregando no deserto desde 2005: Luiz Inácio e Fernando Henrique Cardoso costuraram um acordo secreto para as eleições de 2002.






Pois bem, não é que o próprio Luiz Inácio revelou a existência deste acordo, ontem em São Bernardo, quando da posse do novo presidente do Sindicato dos Metalúrgicos?

Disse o Inácio:

"Houve um tempo que achava que ele (FHC) preferia minha vitória à do Serra. Muita gente vinha e me dizia: 'Ele prefere você.' Ele achou que não daria certo e voltaria"
Confrontem a fala do ex-presidente com o parágrafo inicial de um artigo do cientista político Eduardo Dutra Aydos " A Entente fracassou: o Brasil Levanta, sacode a poeira... mas ainda não deu a volta por cima!" publicado no site do jornalista gaúcho Diego Casagrande em 2005:

"Em 2002, o candidato do PSDB José Serra, não logrou desfrutar a simpatia do Presidente tucano. Pelo menos, em igualdade de condições com o seu adversário, Luiz Inácio. Lembro muito bem - porque me chocou e provocou constrangimento - que, às vésperas da eleição, Fernando Henrique e Lula conversaram a portas fechadas durante duas horas no Palácio do Planalto. A publicidade desses evento jogou água fria na candidatura governista. FH antecipava a transição à própria eleição e nunca escondeu a satisfação que lhe provocou o resultado das urnas. Por melhor que fossem, o discurso e postura do candidato, José Serra não tinha como enfrentar aquela preferẽncia in pectore do líder do seu partido, o qual não almejava fazer o seu sucessor, mas eleger para a posteridade, ainda que se chamasse Luiz Inácio, o fiel da democracia tucana."

Mais à frente, no mesmo artigo:

"Quatro anos seriam suficientes para consolidar a obra magna da democracia tucana, oferecendo aos petistas emergentes uma experiência transitória de governo, o gosto pelo poder democraticamente exercido e a expectativa da sua retomada, mesmo após a derrota prognosticada, pelo fracasso administrativo, na eleição de 2006."
Resumindo: Luiz Inácio foi o candidato do coração do Fernando Henrique Cardoso e este apostava no fracasso administrativo do governo do operário-presidente.

Exatamente o dito pelo próprio Luiz Inácio da Silva:

"Houve um tempo que achava que ele (FHC) preferia minha vitória à do Serra. Muita gente vinha e me dizia: 'Ele prefere você.' Ele achou que não daria certo e voltaria"

Nenhum comentário:

Postar um comentário