quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Publicação diz que estatal brasileira foi ultrapassada por petrolífera colombiana



LONDRES – A Petrobrás perdeu o posto de maior empresa da América Latina. A informação é destaque na edição de segunda-feira do jornal britânico Financial Times. Com a queda de 25% do valor da ação nos últimos 12 meses, o valor de mercado da estatal brasileira foi ultrapassado pela também estatal petrolífera Ecopetrol, da Colômbia.

Em reportagem publicada nesta segunda-feira, o jornal afirma que a Petrobrás sofreu “um dos movimentos mais dramáticos da indústria de energia no ano passado” e no fim dos negócios da última sexta-feira, dia 25, o valor da brasileira – calculado conforme o preço das ações – era de US$ 126,8 bilhões. Já a Ecopetrol valia US$ 129,5 bilhões.

A reportagem destaca que a Ecopetrol já vale mais para os investidores que a Petrobrás, “embora a produção da empresa brasileira seja cerca de três vezes maior que a da colombiana”.

Para a reportagem, as grandes reservas de recursos naturais e políticas “amigáveis aos negócios” do país vizinho tornaram a Colômbia um local “privilegiado” para o setor de petróleo.

Ao mesmo tempo, diz o texto, “apesar do entusiasmo com as enormes descobertas de petróleo na costa do Brasil, as ações da Petrobrás perderam 45% do valor ao longo dos últimos três anos”. Segundo o FT, o papel foi “atingido por resultados financeiros decepcionantes e preocupações sobre o enorme investimento necessário para desenvolver esses campos”. A reportagem não cita eventual pressão política sobre a estratégia da empresa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário