quarta-feira, 13 de março de 2013

A falsificação estatística

 
"O que os governos latino-americanos desejam é um capitalismo sem lucros, um socialismo sem disciplina e investimento sem investidores estrangeiros."
(Roberto Campos)

"O governo Lula sempre é defendido com a bazófia de que teria tirado “40 milhões de brasileiros da miséria”. A conta simplesmente não fecha, mas sempre que um petista é acuado em um debate envolvendo a malversação do PT saca de pronto a arma: “Tirou 40 milhões da miséria”.

... Poderíamos então presumir que a década de governo petista criou regras mais sólidas para empresas gerarem riqueza, passada à população que passa a trabalhar para elas, quando antes não tinha nada. Poderíamos imaginar que enxugou a máquina pública, fazendo com que os produtos com alto percentual de impostos e média de 2,3% de lucro em seu preço ficassem mais acessíveis ás populações de baixa renda (o Brasil faz parte do trágico rol de países que quer aumentar a riqueza taxando o consumo). Pior ainda pensar assim.

Na verdade, tudo não passa de uma gambiarra estatística.
O Brasil mantém algum enriquecimento graças à conjuntura global, embora todo o período petista seja o período dos nossos últimos 50 anos em que menos se cresceu em relação ao mundo, o que significa que a riqueza gerada pela força trabalhadora está indo para o bolso de políticos.

Todavia, para poder “fechar a conta”, o governo cria programas assistencialistas e eleitoreiros que, ao invés de funcionarem como o “imposto de renda negativo” de Milton Friedman (defendido também por John Rawls), que permite que as pessoas entrem na zona economicamente ativa e prescindam de tais programas, apenas “introdutórios”, pouco tempo depois, apenas mantém os pobres com alguns trocados a mais, sentindo que sua vida “melhorou graças ao governo”, mas mantendo-os eternamente pobres (e eleitoralmente vantajosos). Não há produção de riqueza que gere produtos mais baratos ou de mais fácil distribuição para essas pessoas."

http://www.implicante.org/blog/governo-tira-13-mil-familias

Nenhum comentário:

Postar um comentário