segunda-feira, 18 de março de 2013

Considerações sobre a morte de CHAVEZ





A morte de Chávez é o marco de profundas mudanças que ocorrerão em curtíssimo prazo e que ocorreriam, mesmo sem sua morte, na própria Venezuela e nos países sob sua influência direta: Nicarágua, Venezuela e Equador ( Cuba é um caso à parte ). A Venezuela transitou de um modelo de extrema concentração de renda, mas economicamente forte, para um modelo que foi se esvaindo economicamente, até à exaustão, a partir da posse de Chávez há cerca de quinze anos. A situação econômica da Venezuela é tão grave que não será exagero afirmar que em menos de seis meses os venezuelanos não terão nem mesmo capim para comer.



A debacle econômica da Venezuela provocou, como efeito político imediato, o esgotamento do utópico ( diria melhor, demagógico ) “ socialismo do Século XXI “, de Chávez. Evo Morales, Rafael Correa e Daniel Ortega perderam o discurso político ao se tornaram órfãos ideológicos da panaceia urdida por Chávez. Embora seus países não venham a padecer de perdas significativas nas relações comerciais com um país falido, resultarão, internamente, efeitos psicossociais negativos. Cuba, porém, sofrerá graves consequências no campo econômico. Em pouco tempo o títere Nicolas Maduro terá de suspender a doação de 100.000 barris diários de petróleo ( cerca de nove milhões de dólares ) a Cuba, cuja matriz energética é totalmente dependente do petróleo da Venezuela. Os irmãos Castro, proprietários da ilha, calaram-se a partir do anúncio da morte oficial de Chávez, ocorrida em Cuba, segundo fontes confiáveis há mais de um mês; calaram-se e permanecerão calados definitivamente por não terem mais como sustentar, vítimas do próprio veneno, um discurso ideológico comprovadamente falso.



Nos países indiretamente caudatários da demagogia chavista – Argentina, Brasil e Uruguai – suas “presidentas” e seu presidente também perderam o discurso político ao se tornaram órfãos ideológicos da panaceia urdida por Chávez. Este é um sinal dos tempos, no sentido de que o Foro de São Paulo está com seus dias contados por falta de sustentação ideológica, e, com ele, instituições e partidos políticos de esquerda, como o PT e o PC do B, ficando assim comprovada a Teoria da Sístole e da Diástole Politicas, de Golberi.



Destarte, se Christina, Dilma e Pepe, confessadamente esquerdistas, não souberem interpretar este claro sinal dos tempos pagarão pelas consequências de sua cegueira política. No caso do Brasil, a história ( a verdadeira, não a inventada pela malsinada CNV ) registra a repulsa do povo e das FF AA à implantação do comunismo em nosso país. Mas Dilma insiste nisso ... Aí reside o perigo !



BATALHA

Nenhum comentário:

Postar um comentário