sábado, 23 de março de 2013

Eusebio Peñalver - Saiba quem ele é...

Eusebio Peñalver, negro, ex-prisioneiro político cubano torturado por 29 anos no regime stalinista de Castro e Guevara.

Eusebio Peñalver, um homem que foi preso e torturado nas masmorras de Fidel por mais tempo que Nelson Mandela na África do Sul. Peñalver sofreu tortura contínua em sua luta contra o comunismo, mas resistiu incólume a trinta anos de confinamento. “Macaco!”, diziam-lhe os guardas. “Nós o tiramos da árvores e arrancamos sua cauda!”, gritavam os capangas de Castro ao levarem-no para a solitária. (Humberto Fontova entrevista Eusebio Peñalver, 9 de junho de 2004.)

Os guardas comunistas sempre pediam que Eusebio “confessasse”, que admitisse legalmente suas “transgressões ideológicas”. Isto aliviaria o seu castigo e sua punição, eles diziam.

A resposta de Peñalver era clara e imediata. Ele desprezava o problema de “re-educação” dos comunistas, e sabia que eram eles os que precisavam de re-educação. Recusou-se a usar o uniforme dos presos comuns. Eram os comunistas que deviam usá-lo. Durante os seus trinta anos nas masmorras de Castro, Eusebio Peñalver permaneceu firme, altivo e hostil ao que o cercava.

Alguém já ouviu falar dele? Hoje vive em Miami. A CNN já o entrevistou? Alguém já o viu no programa 60 Minutos? Ou leu sobre ele no New York Times? No Boston Globe? Ou ouviu alguma coisa no Black History Month? Ou onde quer que seja? (FONTOVA, 2009, p.238-9)

O Sr. Peñalver serviu vários meses dessa sentença de quase trinta anos em uma “cela de punição”, grande apenas o suficiente para permanecer nela, na qual definhou nu e em completa escuridão.

Disse Eusebio Peñalver em uma entrevista com Humberto Fontova: “Os apologistas de Castro, aqueles que perdoam ou minimizam seus crimes – sejam essas pessoas ignorantes, estúpidas, mentirosas, o que for – são cúmplices dos sangrentos crimes do tirano, cúmplices do regime mais brutal e mais assassino no hemisfério.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário