quinta-feira, 14 de março de 2013

IGREJA NÃO É ONG






Procurem no arquivo ou no Google o número de vezes que escrevi que a Igreja não é uma ONG ou um partido político. No primeiro caso, ainda destaquei, se fosse, seria a maior do mundo, assim como poderia ser a maior rede hospitalar do mundo, a maior rede educacional do mundo… Só que a Igreja, sendo tudo isso, não e nada disso.
Na homilia desta quinta, afirmou o papa Francisco: “ (…) não adianta nada sermos bispos, cardeais ou papa se não formos discípulos do Senhor (…). Se nós não professarmos Jesus Cristo, nos converteremos em uma ONG piedosa, não em uma esposa do Senhor”. É isso aí. O papa está a dizer que a igreja não é uma… ONG, coisa que os ditos “teólogos da libertação” jamais entenderam — ou fingem não entender.

Acham-me alguns doido o bastante para sustentar que o papa andou me lendo. Embora este blog conte com muitos leitores na Argentina, não tenho essa pretensão. Não sou o Lula, que acredita ser copiado por Obama, nem sou o Chávez visto por Maduro, que influenciaria o próprio Jesus Cristo. Sou apenas uma pessoa lógica e pergunto desde sempre o que faz a Igreja Católica ser a Igreja Católica. Sem o Cristo como referência central, então pra quê?

Por Reinaldo Azevedo

Nenhum comentário:

Postar um comentário