quinta-feira, 27 de junho de 2013

Contra estrangeiros, médicos anunciam paralisação nacional em 3 de julho



A AMB (Associação Médica Brasileira) anunciou nesta quarta-feira (26) que haverá uma paralisação nacional dos médicos no dia 3 de julho. O protesto, segundo a entidade, é feito por conta da decisão do governo federal de trazer médicos do exterior para que trabalhem no SUS (Sistema Único de Saúde).

Governo quer médicos estrangeiros no país já neste ano
Entidades repudiam 'importação de médicos' para o SUS, anunciada por Dilma

Segundo a associação, serão mantidos apenas 30% dos serviços de urgência e emergência. Cirurgias e atendimentos eletivos, por exemplo, não seriam atendidos nesta data. A AMB planeja ainda para o dia uma passeata. A concentração será às 10h na sede da entidade, na rua São Carlos do Pinhal (região central de SP). De lá, o grupo seguirá até a sede da Presidência da República, na avenida Paulista.

Ontem (25), o ministro Alexandre Padilha (Saúde) afirmou que sairá ainda este ano o edital para fixar médicos estrangeiros e brasileiros no interior do país e nas periferias de grandes cidades. O governo trabalha com um número próximo a 10 mil médicos que podem ser atraídos pelo edital, a ser lançado nos próximos dias. O número exato de vagas a serem ofertadas ainda será fechado, a depender do interesse dos municípios.

Segundo os médicos, o problema de falta de profissionais da saúde em áreas remotas do país não ocorre porque não há médicos e, sim, por falta de investimentos do governo federal. Eles defendem a implementação de uma carreira federal médica.

"Existem cidades brasileiras com uma proporção médico/habitante maior do que em países europeus. E como estão as emergências públicas dessas cidades? Vamos focar no que é melhor para a população brasileira", diz Floriano Cardoso, presidente da AMB.

Nenhum comentário:

Postar um comentário