quinta-feira, 27 de junho de 2013

Petrobras está estrangulada financeiramente, diz TCU


Estatal amarga um um endividamento de R$ 40,8 bilhões e uma disponibilidade de caixa de apenas R$ 8 bilhões


Um relatório do Tribunal de Contas da União (TCU) a ser julgado nesta quarta-feira mostra que a política de estímulo ao consumo da gasolina, adotada pelo governo Dilma Rousseff, aliada a pesados investimentos, conduzem a Petrobras a uma situação de estrangulamento financeiro.


Segundo o TCU, a estatal sobre dos dois lados: enquanto a disponibilidade de caixa da estatal caiu para 8 bilhões de reais em 2012, o endividamento subiu para 40,8 bilhões de reais. Os números refletem a promessa de ampliar a exploração e o refino no país, feita pelo governo Dilma. Para o tribunal, os dois fatores podem dificultar o projeto de expansão para os próximos anos.

Em 2011, a dívida da companhia aumentou de 155 bilhões de reais para 196 bilhões de reais, passivo equivalente a 57% do valor patrimonial. Fora a captação de recursos recorde para viabilizar a prospecção na camada do pré-sal, de 120 bilhões de reais, a partir de 2010 a empresa contraiu empréstimos de longo prazo vultosos, que somam aproximadamente 80 bilhões de reais. “Neste cenário, uma redução na geração de caixa da empresa pode representar risco à capacidade de financiar os projetos”, alerta o Tribunal de Contas da União.

Paralelamente, a geração de recursos foi insuficiente para as demandas expansionistas. Se, ao fim de 2011, o caixa tinha 35,7 bilhões de reais, em 2012 houve queda de 22%, para 27,6 bilhões de reais. Isso em um plano de negócios que prevê investimentos de 47,3 bilhões de dólares até 2016, tendo as atividades operacionais como principal fonte de financiamento.

Um comentário:

  1. Só há uma coisa absolutamente clara no Brasil: vivemos governados por mentirosos.
    Comecei a trabalhar com Jornalismo em 1971. Desde aquele tempo sabe-se que há petróleo na área continental. A profundidade (7 - 8 mil metros) é tão grande que não compensa a tentativa. Sempre foi, em qualquer circunstância comprar de produtores do exterior.
    A presidente dizer que vai fazer e acontecer com o dinheiro do pré-sal é brincadeira de mau gosto.
    Desde 1970 para cá nada mudou quanto àquele petróleo. Apenas a tecnologia evoluiu e foi possível saber melhor o tamanho do estoque.
    O problema é ir lá buscar!!!
    Não sei se o Brasil, o gigante adormecido acordou, mas se acordou, continua sonhando acordado.
    temos um país com população conservadora e partidos de esquerda que viciaram a população em promessas mentirosas de well-fare. Aqui ninguém quer enfrentar a dureza a vida como os americanos em 1929.
    Agora o brasileiro só pensa em direitos e acha que tudo cairá do céu para ele. Basta observar o escândalo do programa bolsa família. Está cada vez mais parecido com os "indignados" espanhóis: gordos, rosados e vagabundos.
    Deveriam lembrar-se, sempre, de que não há almoço grátis.

    ResponderExcluir