domingo, 20 de outubro de 2013

Alckmin lança pacote que rivaliza com Mais Médicos



Tucano promete bônus para profissionais que trabalharem na periferia de SP

Ministro da Saúde, do PT, é um dos potenciais rivais do governador em 2014; evento é o quinto do setor em 20 dias PAULO GAMA DE SÃO PAULO

Em mais uma medida que faz frente à ofensiva pré-eleitoral do ministro petista Alexandre Padilha (Saúde), o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), anunciou ontem um pacote de ações na área de saúde.

Entre elas estão a criação de 600 vagas para médicos residentes custeadas pelo Estado e o envio de um projeto de lei à Assembleia Legislativa para instituir um programa com objetivo semelhante ao do Mais Médicos, tocado pelo governo federal.

O projeto de Alckmin prevê bônus para profissionais que trabalhem na periferia paulistana e em algumas regiões do interior, onde o governo tem dificuldade para contratar mão de obra.

Este é o quinto anúncio na área da saúde feita por Alckmin nos últimos 20 dias.

No início de setembro, o tucano trocou o comando da secretaria, nomeando para o cargo o infectologista David Uip, com perfil político. Ele tem como uma de suas missões rivalizar com ações do governo federal.

Titular do Ministério da Saúde, Padilha é o provável nome do PT para enfrentar o tucano na corrida pelo governo em 2014. Ele tem ganhado visibilidade com ações federais, como o programa Mais Médicos, que também busca atrair profissionais às periferias e ao interior do país.

Ontem, Alckmin ironizou o programa, objeto de campanhas publicitárias: "Não estamos preocupados com nome, estamos preocupados é com a qualidade".

O anúncio do pagamento de bônus aos médicos foi feito pelo governo antes de o projeto estar pronto. Segundo Alckmin, o valor do benefício ainda "está sendo definido" por sua equipe.

Ele também disse que a bonificação deve atingir 15 unidades na periferia paulistana e no interior, mas ainda não há definição sobre todos os locais. Entre eles devem estar áreas do extremo leste como São Mateus e Guaianases.

O benefício também se estenderá a outros profissionais que trabalhem nesses locais.

O projeto, depois de finalizado, ainda precisa ser aprovado pela Assembleia Legislativa, de maioria governista.

O segundo anúncio feito pelo tucano foi a criação de 600 vagas para médicos residentes. Os profissionais ganham cerca de R$ 3.000 mensais. Com a medida, o número de residentes chegará a 6.134 e as instituições que os abrigam, de 49 para 68.

O tucano também sancionou reajuste de 25% para servidores administrativos da secretaria que optem por regime de 40 horas semanais no lugar de 30 horas.
A secretaria disse que ainda não tem como estimar o custo total das medidas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário