domingo, 24 de novembro de 2013

E mais erros medicos cubanos....

 
 


Conforme noticiou o portal de notícias G1, a Secretaria de Saúde de Feira de Santana (BA) afastou nesta quarta-feira (20) um médico cubano que atuava pelo Programa "Mais Médicos", do Governo Federal. O profissional foi denunciado na Câmara de Vereadores da cidade. Segundo a denúncia, o médico é suspeito de ter receitado uma dose excessiva de medicamento a uma criança na unidade do Programa Saúde da Família (PSF). De acordo com a secretaria, a medida é provisória enquanto o caso é investigado.

De acordo com o vereador José Carneiro, que realizou a denúncia em nome da família, a dose receitada foi de 40 gotas para a criança, que pesa 10 kg. Uma pediatra ouvida pela reportagem informou que a quantidade receitada é "completamente exagerada". "Essa dose é quatro vezes maior do que a indicada. Para uma criança de 10 kg, o ideal era ter receitado 10 gotas. 40 é para adulto. Caso a criança tivesse tomado essa dose excessiva, ela poderia ter tido uma hipotermia e uma hipertensão arterial", relata. De acordo com a médica, hipotermia é quando acontece a baixa da temperatura natural do corpo.

A criança não chegou a tomar o remédio porque a família desconfiou da quantidade indicada. Dos 12 profissionais do programa na cidade, 11 são estrangeiros. Por conta desse problema, a Secretaria de Saúde Municipal informou que os médicos passarão por novo treinamento no sábado (22) e domingo (23). O médico não foi encontrado para comentar o caso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário