quarta-feira, 26 de março de 2014

MAIS MÉDICOS- BASTA DE MENTIRAS!





Apresentamos hoje as mentiras do governo Dilma em relação ao programa Mais Médicos.

Em audiência pública na Comissão de Fiscalização e Controle da Câmara exigimos do ministro da Saúde, Arthur Chioro, o resgate da verdade sobre a série de mentiras e irregularidades desse programa.

Usamos declarações do ex-ministro Alexandre Padilha, do atual dirigente da Pasta e documentos, para provar que há mau uso do dinheiro público e exploração do trabalho de milhares de médicos cubanos.

E o ministro, o que fez? Não respondeu aos meus questionamentos.
Entre as irregularidades que expomos está o relatório do Tribunal de Contas da União que mostra o destino desconhecido de 85% dos recursos repassados a OPAS para contratar médicos cubanos, um total de R$ 1,27 bilhão.

Sabe-se, pelo documento do TCU, que 5% dos valores totais voltados ao convênio são destinados a organização, 10% são direcionados aos médicos cubanos e o restante não há registro.

Estamos cansados de mentiras.

O governo defende um 'gato' com a OPAS para trazer médicos cubanos em condições análogas à escravidão. A OPAS diz que não precisa dar satisfações ao Brasil com anuência do governo. Mas a máscara do governo caiu quando tivemos acesso ao contrato da médica Ramona Rodriguez.

E pergunto: há alguma coisa de pesquisa, ensino e extensão nesse contrato? Não.

O que existe é a comercialização de serviços.

Essa é a realidade nua a crua.

A lei do Mais Médicos (12.871/2013), no artigo 16, estabelece a participação do médico exclusivamente como projeto de ensino, pesquisa e extensão. Já o contrato divulgado com a médica cubana prova que existe uma relação trabalhista.

E sobre o relatório do TCU, questiono:
onde está o restante do dinheiro?
Cuba que responda? Não é o Democratas que está dizendo.
É o Tribunal de Contas da União.

Além de não responder as minhas perguntas, ainda tivemos que ouvir o ministro e parlamentares do PT dizerem que os médicos cubanos que atuam pelo Mais Médicos no Brasil são livres.

Dizer que os médicos cubanos são livres é piada!


O contrato com uma sociedade mercantil tem regras que impedem os cubanos de se relacionar e casar com brasileiros, permite apenas que eles tirem férias em Cuba, entre outras restrições.
DEPUTADO MANDETTA

Nenhum comentário:

Postar um comentário