terça-feira, 15 de abril de 2014

JUSTIÇA POPULAR- LINCHAMENTOS





RIVADAVIA ROSA


Diz o entrevistado José de Souza Martins

R. As causas são várias. O linchamento é sempre uma reação defensiva da sociedade contra o aumento da insegurança e da violência. Mesmo que haja violência e brutalidade no linchamento, se trata de uma reação autodefensiva, mesmo que seja injusta.



Nos tempos ‘modernos’ diante da falência múltipla do Estado em prover a segurança/justiça o linchamento é um método rápido e eficiente de se fazer “justiça”, ou seja, de cometer assassinato.

O linchamento “justificado” em sua origem (Charles Lynch (1736-1796), como uma decisão rápida, mas sem o devido processo legal, e, sem decisão judicial foi aplicado nos tempos de guerra civil nos EUA;atualmente é cada vez mais frequentes o uso dessa ferramenta,típica das sociedades sem Estado, sobretudo no rincão latino americano, cuja população se cansou de conviver com a impunidade, uma vez que alguns Estados, por suas governanças, não cumprem com sua função básica de garantir o Estado de Direito e, assim a proteção dos cidadãos.



Desgraçada e tragicamente esse é o (des) caminho natural, sobretudo diante da Armadilha Hobbesiana preparada adredemente, pelos novos governantes para minimizar os riscos das atividades criminosas, e ainda proclamam cínica e hipocritamente defenderem os “direitos humanos”, a “igualdade”, justiça “social” e outras bandeiras abstratas, que se afastam da realidade, e, ainda ocultam dissimuladamente o modelo desejado de “direitos humanos” como o chinês, o cubano, o coreano ...


Nenhum comentário:

Postar um comentário