sábado, 28 de junho de 2014

Mais uma mistificação desfeita, ou como disse Marx - 'tudo o que é sólido se desmancha no ar'....




Mais uma mistificação desfeita, ou como disse Marx - 'tudo o que é sólido se desmancha no ar'. Com relação "as finanças nos eixos", é de se lembrar das "Brizoletas", utilizada para pagar os funcionários públicos, que as recebiam numa porta e na outra havia um comprador que pagava com deságio de cerca de 50%. Destaco da entrevista com João Otávio Brizola

“No início do exílio, Brizola tentou voltar por meio da guerrilha. Como foi esse período?

Ele conspirou muito, recebeu dinheiro, não tenho dúvida disso.

Dinheiro do governo de Fidel Castro?

Certamente, até porque não tinha outro para dar. Cuba era o país que estava deixando o mundo nervoso. Meu pai se agarrou no primeiro cipó. Durante os primeiros quatro meses, estava tudo tranquilo. Meu pai e Jango eram muito amigos, se frequentavam o dia inteiro. Mas o pai querendo conspirar. Tinha um grupo político forte lá, de umas 300 pessoas. Darcy Ribeiro e Waldir Pires foram a Cuba fazer essa gestão (de buscar o dinheiro para a organização da guerrilha). Quando eles voltaram, lembro que era tudo em moedas de 50 pesos mexicanos. Eram umas moedas de ouro. Não sei como era o trato disso. Ele montou em uma chácara perto de Montevidéu um centro de treinamento de guerrilha.”
...
O general Golbery (do Couto e Silva, chefe da Casa Civil dos governos militares de Geisel e Figueiredo) foi muito inteligente. Até hoje a política brasileira vive de suas decisões e ensinamentos. Ele criou esse modelo partidário que está aí, dividindo o sindicalismo, deixando ascender o Lula, uma pessoa que não era comprometida com o passado. Lula era muito mais fácil de ser digerido em 1989.



....................

Nenhum comentário:

Postar um comentário