quarta-feira, 18 de junho de 2014

Por fim, um caso em que a ficção imitou os boatos....



Em um dos episódios da temporada atual de Os Simpsons, Homer vira juiz e apostadores estão pagando para que o Brasil se torne campeão da Copa do Mundo. Mas em um “surto” de ética, ele resolve ser honesto e a Alemanha vence o campeonato. Claro que o episódio passou a ser compartilhado e citado como “a realidade”.

Apesar de criada como ficção essa seria a hipótese menos impossível de ser real. Casos de subornos a juízes e times de futebol já foram descobertos e se tornaram grandes escândalos. Só para citar alguns: no Campeonato Brasileiro de 2005, 13 jogos apitados por Edílson Pereira de Carvalho foram cancelados após denúncia de manipulação de resultados para favorecer apostadores. Em 2006, Juventus, Milan, Fiorentina e Lazio sofreram punições após a descoberta de escândalos de manipulação na Itália.

Mesmo partindo da ideia de que o suborno é possível, ainda podemos cravar que é improvável que a Copa esteja combinada para que o Brasil ganhe. O primeiro ponto é o grande número de pessoas que estariam envolvidos em um esquema como esse. Além de ser preciso uma grande quantidade de dinheiro para comprar árbitros, jogadores, técnicos e intermediários, seria difícil manter segredo entre tantas pessoas.

Além de ser preciso um investimento gigantesco para fazer um time campeão, um título do Brasil não ajudaria muito os apostadores. Na bolsa de apostas, o Brasil é o time que paga o menor retorno para os apostadores. Nesse caso, seria muito mais lucrativo apostar em outra seleçãomenos cotada e manipular os resultados.

Claro que há imensas chances de o Brasil ser campeão da Copa (tanto que é o favorito de acordo com apostadores). Mas isso não significa que a Copa do Mundo foi comprada. Pense em uma última coisa: com o dinheiro que o evento movimenta, criar um esquema para forjar resultados espantaria o público e acabaria com todo lucro. Seria como dar um tiro no pé.

ASSISTAM:



..............

Nenhum comentário:

Postar um comentário