domingo, 24 de agosto de 2014

Genocídio de cristãos e ONU



Recentemente,o Papa Francisco sugeriu que quem deve defender os cristãos no Oriente Médio é a ONU e não os Estados Unidos. O Papa também não quer guerra, quer apenas "parar" os "agressores".

Eu falei disso no blog e fiz algumas perguntas, como: A ONU tem um bom histórico em prevenir genocídio? Desde quando a ONU sabe que os cristãos são perseguidos na Síria, no Egito, no Iraque, no Irã, na Indonésia, na Índia, na Malásia, na Nigéria,...e não faz nada?

Mas falta um pergunta ainda mais básica. Nas palavras do Papa parece que a ONU é um instituição acima do bem e do mal, o que ela decide seria bom e adequado para humanidade. Quem domina a ONU são pessoas acima de qualquer suspeita que procurariam estabelecer os melhores princípios para a humanidade.

Será?

É claro que não. Para começar, mesmo esquecendo os inúmeros problemas da ONU e sua história plena de controvérsias, a ONU é feita por homens e nada feito por homens é perfeito.

Em termos católicos, a ONU há muito tempo procurar implantar o aborto indiscriminado no mundo e estimula a agenda gay. Existem associações inteiras católicas que lutam na ONU contra estas agendas. Aliás, que tal o Papa perguntar aos seus próprios diplomatas da Santa Sé, que é Observador Permanente da ONU, como é a luta dentro da ONU?

As agências de Direitos Humanos da ONU são cheias de problemas, em que muitas vezes quem domina estas agências, dentro e fora da ONU, são os próprios violadores dos direitos humanos. E o controle do dinheiro da ONU não é nada transparente.

Por exemplo, eu leio agora que a agência da ONU para refugiados (UNRWA) na Faixa de Gaza foi dominada pelo Hamas, que controla inclusive o dinheiro que a ONU recebe dos doadores (sendo que o maior doador da ONU são os Estados Unidos) e ainda usa crianças de dentro dos campos do UNRWA para doutrinar contra Israel e os infiéis. Durante os conflitos contra Israel, o Hamas utilizou os escritórios da UNRWA para esconder seus mísseis (falei disso aqui no blog anteriormente).

Há algumas teorias que circulam sobre quem domina a ONU, há gente que mostra um conluio internacional do qual pertence gente com muito dinheiro.

Mesmo que não se acredite nessas teorias, é estupidez acreditar que a ONU é uma entidade isenta, acima do bem e do mal.

Se a gente fosse perguntar quem domina a ONU ao Papa Francisco, tenho a impressão que ele responderia olhando para o Conselho de Segurança da entidade, que é dominado pelo Estados Unidos, Rússia, China, França e Reino Unido. Mas na prática, no dia a dia, não é bem assim que funciona, o domínio da entidade é bem mais escuso.

.........

Nenhum comentário:

Postar um comentário