domingo, 10 de agosto de 2014

Lula, o mito de laboratório- PARTE 2



Na Vila Euclydes em São Bernardo, cumpria seu papel no projeto de Golbery do Couto e Silva, para impedir o avanço da esquerda e, sobretudo, da entrada de Leonel Brizola no sindicalismo de São Paulo. Já era informante do Dops, antes mesmo de sua "prisão" armada para a construção do papel de "inimigo da Ditadura", em seus estertores.
Antes mesmo de incluir o apelido Lula no nome civil, a grande imprensa paulista havia adotado a figura do "revolucionário" barbudo, de língua presa e abusado no discurso clichê que continua repetindo ainda hoje, no seu ostracismo forçado. Era o tempo das estrelas, digamos "midiáticas, como Janio de Freitas, Mino Carta, Cláudio Abramo, Alberto Dines. Eram os caras que chamavam os patrões na Folha, no Estadão, no JB, se "colegas". Nenhum deles foi molestado pelo Regime Militar. 

Ao contrário, Mino Carta, que surge no jornalismo adotado pelos Mesquitas do Estadão, ao assumir Veja fez dela uma voz oficial do Maquiavel tapuia, General Golbery do Couto e Silva. Daí sua pretensão de achar que ele "inventou Lula". Como um pena de qualquer regime, cobra muito caro por isso. 

Cláudio Abramo, o mais brilhante de sua geração, como judeu errante era um devoto de Trotski, depois Tito. Por isso mesmo nunca caiu no conto da "esquerda" a que o PT diz se filiar, embora seu fundado, guia espiritual e soberano, sempre que indagado se era um socialista, respondia bruscamente: "Eu sou um metalúrgico". Aliás o PT tentou várias vezes se filiar a Internacional Socialista, da qual Brizola foi vice-presidente por décadas, mas nunca foi aceito. Porque, de fato, nunca foi socialista, apenas lulista. 

Vários intelectuais de esquerda e até empresários, ditos, "progressistas" embarcaram na troupe de Lula. Os sérios foram pulando do barco assim que o PT mostrou sua natureza bandida nas primeiras prefeituras que assumiu. Hoje não resta um. Mas isso nunca incomou a Lula que rapidamente incorporou ao seu Regime as maiores "reservas morais" da política brasileira. 
J.Miramar


Se soubessem que era informante pessoal de meu pai, Lula estaria morto há muito tempo. 

Romeu Tuma Jr

...........

Nenhum comentário:

Postar um comentário