quinta-feira, 11 de setembro de 2014

A IGNORÂNCIA MUNDIAL

 
 
 
 
 
No meu outro blog eu falei que pesquisas dizem que as pessoas no mundo estão ficando mais estúpidas. Não se sabe quais são as razões para isso, e muitos usam ideologia para diagnosticar o problema. Eu levantei algumas hipóteses, como a piora no ensino, uma praga que assola o mundo todo. Além disso, temos a razões que se aproximam do que disse Aldous Husley em Admirável Mundo Novo, as pessoas estão ligadas em divertimento: facebook, twitter, etc. O conhecimento perdeu valor, em uma sociedade que não valoriza mais tanto o saber, mas o poder, a fama, o ter bens materiais. No mundo ocidental, as pessoas hoje se matam pelo novo par de tênis da Nike. A política hoje virou marketing, imagens.

O programa de tv a cabo mais assistido nos Estados Unidos se chama The Factor (Bill O'Reilly show). Uma sessão deste programa se chama Watters World, no qual o repórter Jesse Watters por vezes sai às ruas do pais fazendo perguntas da atualidade para pessoas para testar os conhecimentos mais básicos dos americanos

No último Watters World, o repórter foi a uma praça em Nova York chamada Bryant Park perguntar sobre o ISIS, o grupo terrorista que assola o mundo com matanças na Síria e no Iraque. O objetivo era entrevistar aleatoriamente 20 pessoas sobre o assunto para ver o que as pessoas sabiam do assunto. Das 20 pessoas, Watters disse que "sendo generoso" 8 tinham algum conhecimento. Mas O'Reilly disse que na verdade apenas 2 responderam de forma a mostrar conhecimento. Temos que na cidade que já sofreu o maior atentado terrorista, em termos de efeito global, do país que acabou de ter dois jornalistas decapitados pelo ISIS, apenas um pequena minoria sabe o que é ISIS.

Watters também testou as resposta das pessoas sobre o que ser feito com o ISIS. Uma disse que deveria se conversar com eles em uma sala. Daí, Watters perguntou se ela se juntaria em uma sala com pessoas que fazem decapitações. A pessoa respondeu: é, não, melhor seria um reunião por telefone?

Outra disse, que a solução era a paz e o amor. Daí, Watters perguntou se ela amava os terroristas que decapitaram os jornalistas americanos. Então, respondeu, que não.

Outra disse que dever-se-ia atacar o ISIS até as portas do inferno. Bom, esta resposta é mais plausível.Eu costumo dizer para meus alunos que os problemas vistos no Brasil também aparecem nas outras partes do mundo. Apenas aqui são mais pronunciados.

Quantas pessoas no Brasil sabem o que é o ISIS?

Quantas pessoas no Brasil sabem o que é o STF?

Quantas pessoas no Brasil sabem da participação do governo na Petrobras, no Banco do Brasil, na Caixa Econômica, no BNDES...?

O programa eleitoral no Brasil é feito para gente ignorante. Quem sabe o que acontece sabe que o que se diz ali é 90% mentira, em qualquer partido.
.............

Nenhum comentário:

Postar um comentário