segunda-feira, 29 de setembro de 2014

PERFUMES DE ESTRUMES



via Rodrigo Constantino

Dois perfumes inspirados no líder guerrilheiro argentino Che Guevara e no ex-presidente venezuelano Hugo Chávez foram apresentados pelo laboratório farmacêutico estatal Labiofam, em Cuba.


‘Ernesto’ é mais amadeirado e doce, com um toque refrescante no final. Já ‘Hugo’ tem uma fragrância mais suave, com reminiscências de frutas tropicais, como manga e mamão. É menos penetrante e sutil, ao contrário do estilo do intervencionista e sempre confrontativo líder bolivariano.

Segundo os representantes do laboratório estatal, os perfumes foram elaborados com produtos naturais depois de um ano e meio de experiências. A empresa de perfumes francesa Robertet foi parceira na criação de ‘Ernesto’ e ‘Hugo’.

Che Guevara, que pregava a favor de uma sociedade não-consumista, acabou virando mershandising em todo o mundo, inclusive em Cuba: sua imagem está em camisetas, chaveiros, canecas, entre outros produtos. No entanto, o laboratório cubano afirma que não pretende tirar proveito capitalista do uso da imagem dos dois líderes com intenções de marketing.

A notícia gerou muita revolta no meio comunista brasileiro. O PCdoB emitiu uma nota alegando que o irmão Che jamais aprovaria isso, e que um perfume que quisesse homenagear o revolucionário deveria ter o cheiro de sangue, o mesmo que lhe dava tesão.

Ou então a essência sublime de um porco chafurdando na lama, já que seu apelido era justamente el chancho. “Coisa de macho, daqueles que perseguiam gays e tentavam curá-los em campo de concentração”, declarou um eufórico e saltitante Jean Wyllys, usando uma boina no mesmo estilo do ídolo.

Luciana Genro, do PSOL, considerou um absurdo a iniciativa, um claro indício de que Cuba se curva diante da ditadura do mercado, que impõe um conceito de estética burguesa. Quem disse que mulheres precisam se depilar e homens devem usar perfumes? Declarou que era tudo culpa do Capital Financeiro, e disse que não poderia mais falar com o blog, pois estava atrasada para o salão e ainda tinha que passar na MAC para comprar sua maquiagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário