sábado, 11 de julho de 2015

Nos tempos da tragédia grega - RIVADAVIA ROSA


 
 
 
Nos tempos de tragédia grega, é de se lembrar (o que foi esquecido) na entrada do Templo de Apolo, em Delfos/Grécia - em que os que buscavam resposta do Oráculo – deparavam-se com duas inscrições:

"Conhece-te a ti mesmo"

e

Nada em excesso”.

 

 

 Entre os antigos gregos – menciona-se uma conferência entre o deus Apolo e os Sábios da Grécia – todos decididos a ‘resolver definitivamente os problemas do mundo’:

 

Para ajudá-lo a remediar as aflições do mundo, certa vez Apolo convidou os Sete Sábios da Grécia: Tales, Sólon, Chilon, Cleobulo, Pítaco, Periandro e Bias.

 

TALES de Mileto – propôs que fosse aberta uma janela no peito dos homens, de modo que eles preferissem agir honestamente e a permitir que suas reais intenções fossem expostas.

 

SÓLON de Atenas optou pela redistribuição dos bens do mundo.  CHILON de Esparta achou melhor acabar com a prata e o ouro, como tentações para o mal.

 

CLEOBULO de Lindus considerou o ferro mais perigoso, porque era mais freqüentemente transformado em armas do que em arados.

 

PITACO de Mitilena propôs leis mais rigorosas para forçar os príncipes a tratar corretamente seus súditos.

 

PERIANDRO se opôs a isto, afirmando que aqueles que bajulavam os príncipes eram os culpados.

 

BIAS de Priena arriscou a sugestão de que o homem errava por ultrapassar os limites naturais estabelecidos por Deus. Se a comunicação fosse suspensa e um isolamento protetor fosse restaurado...

 

Uma proposição original veio do romano CATO: um segundo dilúvio, para purgar o mundo, livrando-o de todas as pessoas, exceto meninos de menos de doze anos, com a instituição de um novo método de procriação. As mulheres, pensava ele, deviam ser culpadas de tudo. Neste ponto, toda a assembléia se ajoelhou para orar pela preservação de todas as mulheres.

 

SÊNECA defendeu a ideia de que cada profissão deveria efetuar sua própria reforma.

 

Um impasse iminente foi evitado quando JACOPO MAZZONI, o secretário, lembrou que o próprio paciente deveria ser questionado e examinado. Isto encerrou subitamente a questão.

O paciente foi considerado tão cheio de corrupção que sua cura seria impossível. A assembleia decidiu esquecê-lo, abandonar a pesquisa, e cuidar de sua própria segurança.

 

Em proclamação geral, eles regulamentaram o preço do arenque, do repolho e da abóbora, além de recomendarem que os vendedores ambulantes de ervilhas e cerejas pretas aumentassem suas medidas.

 

Assim, todos ficaram satisfeitos, concluindo que os hábitos não naturais do homem, e que a maioria dos homens sentem-se felizes, não em viver bem, e sim em não viver muito mal. O ápice da sabedoria humana consiste em que o indivíduo seja suficientemente prudente para se contentar em deixar as coisas como estão.

 

Na reconfiguração da criese atual  à beira do Grexit [Greece-Grécia+exit-saída] - são chamados de "terrorista" os credores que emprestaram 240 mil milhões de euros para o país arruinado pelas isenções/evasões fiscais e pensões ilimitadas e privilégios a segmentos da sociedade; tacham o capitalismo de “criminoso”; acusam a “democracia burguesa”; e, ainda os atuais governantes gregos chamam os credores de “chantagistas”, se recusam terminantemente a limitar os privilégios do Exército, da Igreja Ortodoxa Grega e dos armadores, e, obviamente redimensionar o setor público, o que poderia contribuir para salvar a pátria da bancarrota; mas apoiados fortemente no referendum buscam no “nacionalismo” a ‘salvação’, soberanamente, mas aprofundam ainda mais a  crise ... e, não promovem nenhuma reforma realista.

 

RESUMO (bíblico): Nihil sub sole novum - "Não há nada de novo sob o Sol" – Eclesiastes (“o que aconteceu de novo acontecerá; e o que se fez, de novo será feito; debaixo do Sol não há nenhuma novidade.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário